top of page
Buscar

Centro Cultural Piollin recebe residentes multiprofissionais da UFPB e usuários do CAPS Caminhar

Projeto “Viver a Cidade” fortalece laços comunitários e promove acesso à cultura


ree

Foto: Henrique/ Terracota Solo Criativo


Na manhã da última quarta-feira, 19 de novembro, o Centro Cultural Piollin recebeu o grupo de residentes multiprofissionais em Saúde Mental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e usuários do CAPS Caminhar, de João Pessoa, participantes do projeto “Viver a Cidade”. A visita teve como objetivo aproximar o grupo das práticas artísticas e do ambiente cultural do Piollin.


Os visitantes foram acolhidos pela equipe do Centro Cultural Piollin e puderam conhecer de perto os espaços da instituição, vivenciando práticas de circo e teatro que estimularam a criatividade, a expressão e a integração entre todos. O encontro também reforçou a importância de iniciativas que promovem o acesso à cultura e ampliam vínculos comunitários.


Para Berg Pereira, educador de Circo e coordenador de projetos do Piollin, receber o grupo foi uma honra e uma oportunidade de fortalecer a missão da instituição de construir uma cidade mais inclusiva, sensível e diversa. “Que esta seja apenas a primeira de muitas trocas potentes como essa”, destacou.


“Com a visita do CAPS, a gente pôde ter um pouquinho da vivência de exercícios que trabalham a expressão corporal coletiva. Também teve a dinâmica de atenção, de ocupar o espaço, além das dinâmicas das palmas (sobre atenção). O segundo exercício foi de corpo, em que eles estavam pensando em um cardume, no coletivo, em que esse coletivo trabalhava, tinha ações, movimentos iguais, então uma pessoa guiava esse coletivo enquanto as outras prestavam atenção e os máximos de detalhes para que todo mundo pudesse também experimentar para além da coordenação motora”, explicou a educadora Flávia Espinosa, de Teatro, sobre as atividades realizadas.


Com ações como essa, o Centro Cultural Piollin reafirma seu compromisso em acolher projetos que incentivam a convivência, o cuidado e a participação social, fortalecendo o papel da cultura como ferramenta de transformação coletiva.


 
 
 
bottom of page