Piollin abre matrículas para oficinas do projeto Sala de Arte em teatro, cordel e artes visuais
- CENTRO CULTURAL PIOLLIN
- 8 de set
- 2 min de leitura
Arte-educadores ministram oficinas gratuitas no Centro Cultural Piollin

O Centro Cultural Piollin está com inscrições abertas para três oficinas gratuitas de formação artística contempladas pelo edital Sala de Arte, da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB). As atividades, que acontecem de agosto a dezembro de 2025, serão ministradas por artistas-educadores reconhecidos em suas áreas: João Montenegro (desenho e pintura), Flávia Espinosa (teatro) e Jacquelyno Souza (cordel).
A iniciativa integra a política de democratização do acesso à cultura, oferecendo aos jovens a oportunidade de vivenciar diferentes linguagens artísticas em um espaço que há décadas inspira gerações de criadores paraibanos.
Oficina de Desenho e Pintura - João Montenegro
Artista visual, diretor de arte e mestrando em Artes Visuais pela UFPB, João Montenegro possui mais de 20 anos de experiência com design gráfico, ilustração e pintura. No Piollin, ele propõe um percurso que une teoria e prática, culminando na produção de um mural coletivo.
“Mais do que pintar murais, o objetivo é estimular o pensamento criativo e a capacidade de realizar em grupo. Esse contato amplia o repertório visual e pode abrir caminhos profissionais”, explica o educador.
Oficina de Teatro - Flávia Espinosa
Atriz e pesquisadora de multilinguagens, Flávia Espinosa é graduada em Teatro pela UFPB e pós-graduanda em Gestão e Produção Cultural pela UEPB. Em sua oficina ‘Palco Educativo’, o teatro é abordado como recurso pedagógico e de transformação social.
“O teatro sempre foi uma referência no Piollin. Quero que os educandos experimentem técnicas a partir do que eles vivem e são, compreendendo o teatro como lugar de pertencimento, reflexão e diálogo”, destaca Flávia.
Oficina de Cordel - Jacquelyno Souza
Poeta, escritor e Patrimônio Vivo da Paraíba em 2025, Jacquelyno Souza (Quelyno) tem mais de cinco décadas de dedicação à poesia popular. Sua oficina de cordel terá como desfecho o lançamento de um folheto coletivo narrando a história do Piollin.
“O cordel já foi reconhecido como patrimônio imaterial nacional. Minha contribuição é transmitir técnicas para que cada aluno possa escrever o seu próprio cordel, trabalhando o cotidiano, a cultura popular e temas atuais”, ressalta o educador.
Cultura como direito
Criado para fomentar atividades de média duração em escolas e espaços culturais da rede estadual, o Sala de Arte reforça a importância da cultura como direito de todos. Para o Piollin, a participação no programa reafirma sua missão de unir arte, educação e cidadania.
Serviço
Oficinas do Projeto Sala de Arte no Centro Cultural Piollin
Desenho e pintura com João Montenegro (sábado, das 9h às 11h)
Teatro (Palco Educativo) – Flávia Espinosa (quarta-feira, das 15h30 às 16h30)
Cordel – Jacquelyno Souza (quarta-feira, das 14h às 15h)
Local: Centro Cultural Piollin, João Pessoa/PB
Período: agosto a dezembro de 2025
Atividades gratuitas
Inscrições abertas




Comentários