top of page
Buscar

Piollin recebe oficina de Circo Social com o artista e educador Josemberg Pereira

Oficina integra técnica circense, segurança e criatividade na formação de novos artistas



Foto: Thercles Silva
Foto: Thercles Silva

O Centro Cultural Piollin recebe mais uma ação formativa no campo das artes integradas. A partir deste semestre, o artista circense, ringgers, educador e ator Josemberg Pereira ministra a oficina de Circo Social, sempre às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30.


Formado em Educação Física, com especialização em Treinamento Esportivo e Personal Training, Josemberg também cursa pós-graduação em Gestão e Produção Cultural pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com uma trajetória que une arte, educação e gestão cultural, ele construiu uma carreira que vai além da cena: atua como produtor cultural, consultor técnico, socorrista e especialista em segurança em altura (NR-35), qualificações que dão à sua prática artística e pedagógica um caráter multidisciplinar e inovador.


Atualmente, é Assessor Técnico Cultural da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) e coordenador de projetos do Centro Cultural Piollin, onde articula ações formativas e de fomento ao circo e às artes integradas. Na gestão pública, esteve à frente de políticas culturais importantes: foi Secretário Executivo do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), Gerente Executivo de Fomento à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, coordenando a implementação da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc, além de ter atuado como Gerente Operacional de Circo da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento do setor circense no estado.


A oficina

Com um formato teórico-prático, a oficina busca integrar o universo circense às vivências e conhecimentos prévios de cada participante. Mais do que o aprendizado técnico, o espaço será de reflexão, criação e troca, estimulando a formação artística e cidadã a partir da linguagem do circo.


Os conteúdos incluem:

  • História do Piollin e do circo, reconhecendo sua relevância cultural;

  • Anatomia e fisiologia do exercício, para compreender o corpo em movimento;

  • Primeiros socorros e segurança no circo, fundamentais para a prática responsável;

  • Montagem e desmontagem de equipamentos aéreos;

  • Técnicas corporais como acrobacias de solo, equilíbrio e aéreos, com foco em postura, base, flexibilidade, resistência e consciência corporal;

  • Noção de espaço cênico, lateralidade, jogos e brincadeiras, como ferramentas para o desenvolvimento criativo.


O objetivo é promover uma prática segura, consciente e criativa, que fortaleça não apenas as habilidades artísticas, mas também a autonomia, a confiança e a expressão dos(as) educandos(as).

 
 
 

Comentários


bottom of page